terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Como tirar o nome blogspot do seu endereço de blog.

Como trocar o endereço do Blog


Se você por algum motivo quiser trocar o endereço do seu blog isso é possível de ser feito vá até o painel de controle clique em configurações e na tela seguinte clique em publicação nessa pagina você pode alterar o endereço (url) do seu blog, onde está escrito Endereço do Blog*spot tem um local para escrever o novo endereço, após isso clique para salvar configurações. 



Este procedimento é bem simples, porém existe um problema se outros blogs colocaram um link para o seu site esses links ficarão perdidos, pois quando você troca o endereço do seu blog o antigo deixa de existir, ou seja, quem clicar em algum link para seu endereço antigo receberá a mensagem de pagina não localizada. 


Para evitar esse problema após mudar o endereço do seu blog, crie outro blog com o endereço antigo e faça apenas uma postagem nele dizendo que o blog trocou de endereço, pedindo para as pessoas atualizarem seu link, enfim escreva o que você achar ser a melhor maneira de avisar seus visitantes que está num novo endereço e o mais importante não se esqueça de colocar seu link atual. 


Mas se quiser mudar o endereço do seu blog a leia aqui sobre a melhor opção para registrar domínio do seu blog. Registrar um dominio custa no maximo 30 reais por ano, então leia o link anterior e veja se vale a pena usar essa opção. 



Outra maneira de fazer isso é usar um código de redirecionamento, ou seja, ele faz que todos que entrarem no blog antigo sejam automaticamente enviados para a página atual. 





Como registrar um domínio

Como fazer para mudar o endereço do blog retirando o blogspot e colocando somente .com, .net, .com.br ou algum outro, para conseguir fazer isso precisa registrar um domínio. Existem vários lugares onde você pode fazer isso: Registro.br, Locaweb, mas nós escolhemos fazer pelo Uolhost então vamos mostrar como registrar um domínio neste site.


Quando acessar o site do Uolhost digite o endereço que pretende usar no seu blog e clique para procurar



Se o endereço estiver disponível é só clicar em adicionar senão use a caixa na parte de baixo para procurar outro endereço


Clique no botão registrar domínios selecionados


Agora digite o seu nome e numero do CPF e clique para avançar no cadastro, após terminar de preencher o cadastro você receberá um email com um link para imprimir seu boleto bancário com o valor do domino que acabou de registrar.




Depois que pagar esse boleto demora de 1 a 3 dias para o domínio estar disponível para utilização, portanto agora é só aguardar a liberação do registro do domínio e depois configurar o novo endereço no seu blog, se precisar de ajuda recentemente escrevemos um tutorial sobre como configurar o blog no Uolhost.

Como configurar blog no UolHost usando ou não o www


Configurar um blog no UolHost corretamente é relativamente fácil mas tem alguns detalhes que precisamos prestar atenção, veja o procedimento para configurar seu blog corretamente usando oUolHost. Se você precisar de ajuda para registrar o domínio veja aqui um tutorial sobre como registrar domínio no Uolhost. 




Depois que fizer as configurações do dominio no seu blog e estiver tudo funcionando veja também Como Criar e Configurar um Subdominio no Blog. 



Agora vamos começar a configuração do dominio, primeiro faça login no site do UolHost e clique em ver meus dominios/mudar autoridade DNS 



Selecione o domínio que deseja colocar no seu blog, clique no menu ações disponíveis e escolha a opção gerenciar zona DNS 


Novamente selecione o domínio desejado, no menu mais ações use a opção gerenciar DNS 


Agora vamos criar um direcionamento para o Blogspot preencha os campos da seguinte forma: 

Tipo: cname 

Entrada: www 
Valor: ghs.google.com 
E clique no botão criar. 



No tutorial do próprio UolHost diz que isso é o suficiente porém se fizer somente isso e tentar usar o domínio sem colocar o www ele não encontrará o seu blog, é necessário criar outro redirecionamento para o domínio sem usar o www, então agora crie um no direcionamento com essas informações: 

Tipo: A 

Entrada: @ 
Valor: 216.239.36.21 
Não tente colar esse numero precisará digitar mesmo. 



Agora sim a configuração do UolHost está completa e seu blog funcionará corretamente digitando o endereço de qualquer forma. 


Depois de terminada essa parte no Uolhost, vamos configurar o blog para usar esse domínio, entre na pagina do blogger, clique em configurações depois na guia publicação do blog que usará o domínio, clique no link escrito domínio personalizado e depois ir para configurações avançadas. 


Digite o domínio que configurou usando o www depois digite as letras de confirmação e clique em salvar configurações, depois marque a opção Redirecionado frasescurtas.com.br para www.frasescurtas.com.br, claro que mostrará o endereço do seu blog e não do Frases Curtas que é o blog que estamos configurando para fazer esse tutorial e salve novamente. E já está tudo pronto. 


Veja como exemplo o blog Frases Curtas que configuramos o domínio se digitar qualquer um dos endereços abaixo irá para a mesma pagina na internet: 


http://conexaopontal.blogspot.com 
http://www.conexaopontal.com 


Então após terminar todas essas configurações no seu blog talvez seja necessário aguardar um pouco para funcionar corretamente os tópicos de ajuda do Blogger e UolHost dizem até 24 horas para tudo certar funcionando perfeitamente, mas nos domínios que já registrei até hoje em pouco mais de uma hora estava tudo certo. Em caso de duvidas entre com contato com o atendimento do UolHost, usei e achei bom o serviço de atendimento. 



Para terminar queremos dizer para não entrarem em desespero com a queda de visitas na primeira semana após colocar o domínio no blog é normal, até agora os domínios que coloquei nos primeiros dias as visitas caem quase pela metade, mas depois de uma semana ou pouco mais voltaram ao normal.


Para finalizar por apenas R$ 15,00 por ano você apaga o nome Blogspot do seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário